MENU



A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aceitou, por unanimidade, a denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB). Com a decisão, ele passa a responder oficialmente como réu por crime de responsabilidade. A investigação foi conduzida pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC e apura irregularidades em publicações nas redes sociais.
Segundo a denúncia, entre 2018 e 2021, durante seu mandato, Wan-Dall teria utilizado R$ 75,2 mil em recursos públicos para impulsionar a própria imagem em materiais publicitários da campanha institucional “Avança Gaspar”.
O Ministério Público afirma que vídeos e peças exibidos na internet mostravam de forma “excessiva e desnecessária” o nome e a imagem do então prefeito, além de vincular o slogan “Tempo de crescer. Hora de avançar” à sua figura. Para a promotoria, isso desvirtuou o caráter informativo da publicidade institucional, caracterizando autopromoção com dinheiro público.
Penas Possíveis
Wan-Dall foi denunciado com base no Decreto-Lei 201/67, que define os crimes de responsabilidade. Se condenado, a pena pode variar de dois a doze anos de reclusão, além de possíveis sanções como a inabilitação para exercer cargos públicos pelo prazo de cinco anos.
O processo tramita no Tribunal de Justiça, seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) para atos praticados durante o mandato, mesmo que o político já tenha deixado o cargo.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: redes sociais