MENU



A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECOR) de Blumenau, deflagrou uma nova fase da “Operação Credenciamento” em Timbó. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliares contra dois ex-ocupantes de cargos de chefia e direção na Secretaria de Obras do município, referentes à gestão 2020-2024.

A ação é um complemento da investigação que apura um esquema de pagamento de propina em troca da contratação de empresas credenciadas pela Prefeitura. O foco principal das irregularidades envolve a prestação de serviços de aluguel de máquinas pesadas (hora-máquina).
Segundo a Polícia Civil, esta nova etapa foi necessária após a descoberta de novos elementos probatórios, como mensagens, depoimentos e documentos, que implicaram outros dois ex-servidores nos ilícitos praticados na Secretaria.

A primeira fase ostensiva da operação ocorreu em setembro de 2025, quando foram cumpridos mandados contra um ex-servidor público e empresários beneficiados pelo esquema.
Nas próximas semanas, os investigados serão intimados para interrogatório. Após essa etapa, a Polícia Civil pretende concluir o inquérito.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Fotos: Polícia Civil de Blumenau