MENU



A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR/DEIC), deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a operação “Desvio de Fase”. O objetivo é desarticular um esquema de corrupção e direcionamento de licitações no setor de manutenção de iluminação pública em Governador Celso Ramos.
Ao todo, 38 policiais civis cumpriram nove mandados de busca e apreensão em residências, sedes de empresas e em um órgão público nas cidades de Governador Celso Ramos e Biguaçu.

As investigações começaram após a identificação de irregularidades em um processo licitatório de 2024. Segundo a delegada Patricia Fronza, há indícios de que a empresa vencedora participava ativamente da fase interna da licitação, ajudando a elaborar a planilha orçamentária usada pela Administração Pública.
Essa manobra servia para direcionar o resultado, restringindo a competitividade e afastando outras empresas interessadas. A polícia identificou ainda uma discrepância substancial de valores e a reiteração da conduta em contratos anteriores, que resultavam em sucessivos aditivos contratuais.
Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e documentos que serão periciados. Os investigados poderão responder por fraude ao caráter competitivo de licitação, associação criminosa e outros crimes contra a administração pública.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Fotos: PCSC