NOTÍCIAS


Programa de castrações avança em SC

Pet Levado a Sério amplia mutirões e acompanha adesão de novos municípios

O Governo de Santa Catarina segue expandindo o programa Pet Levado a Sério, iniciativa de bem-estar animal que financia castrações gratuitas para pets de famílias de baixa renda, animais comunitários e casos com maior impacto sanitário. Lançado em 2025, o programa já iniciou repasses e orienta os municípios a agilizar a documentação para receber recursos e realizar os mutirões ainda no primeiro semestre.

Em 2026, novas cidades confirmaram adesão e devem iniciar as primeiras ações, entre elas Santa Rosa do Sul, Leoberto Leal, Taió, Gaspar e Xanxerê. Ao todo, o Estado investe mais de R$ 17 milhões para viabilizar mais de 80 mil castrações em 273 municípios, cobrindo cerca de 96% do território catarinense. Além dos procedimentos, as prefeituras recebem capacitação técnica e apoio para ações de educação sobre guarda responsável.

Timbó já integra o programa desde o ano passado. Em Indaial, as castrações gratuitas ainda estão em fase de viabilização: em fevereiro de 2026, a Câmara Municipal solicitou informações sobre o andamento do convênio simplificado, indicando que o processo segue em acompanhamento administrativo.

Redação | Veronica Moser Ewald

Foto: Arquivo Cultura




19/02/2026 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TOCA TUDO