NOTÍCIAS


Operação Grinch investiga fraudes em licitações de decoração festiva

Mandados foram cumpridos em SC e PR; diligências ocorreram também em Indaial

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou nesta sexta-feira (20) a Operção Grinch, que apura suspeitas de fraudes em licitações para compra e locação de decorações de Natal e Páscoa. As investigações concentram-se no período de 2020 a 2024, especialmente nos municípios de Vidal Ramos e Ituporanga, e envolvem empresas e particulares, sem indícios de participação de agentes públicos até o momento.

Segundo o Ministério Público, há suspeitas de manipulação da competitividade nos processos licitatórios, com possível simulação de concorrência entre empresas do mesmo núcleo econômico e apresentação de orçamentos por firmas sem capacidade técnica. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em sete cidades de Santa Catarina e do Paraná.

As diligências ocorreram em Tijucas, Porto Belo, Balneário Camboriú, Indaial, Ituporanga e Vidal Ramos, além de Cascavel (PR), incluindo sedes de empresas, residências e setores de licitações municipais. O nome da operação faz referência ao personagem “Grinch”, símbolo de quem “rouba o Natal”, em alusão à suspeita de irregularidades nas contratações festivas. A investigação segue em sigilo.

Redação | Veronica Moser Ewald

Foto: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC




20/02/2026 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TOCA TUDO