NOTÍCIAS


Estado investe R$ 76 milhões em novos caminhões de bombeiros e anuncia a contratação de militares temporários

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu o maior lote de viaturas de sua história em um único ato. Nesta quarta-feira (24), em solenidade realizada em Florianópolis pelo governador Jorginho Mello e pela vice-governadora Marilisa Boehm, a corporação incorporou 56 novos caminhões de combate a incêndio e resgate.

O investimento de R$ 76,6 milhões faz parte das comemorações do centenário da instituição, que será celebrado no dia 26 de setembro. Ao todo, foram entregues 14 caminhões Auto Tanque (AT) e 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), considerados o núcleo do atendimento de linha de frente nas emergências.

Com essa renovação pesada, somada aos investimentos de R$ 270 milhões feitos nos últimos três anos, Santa Catarina deve atingir pela primeira vez a meta estratégica de manter caminhões de combate a incêndio com, no máximo, 15 anos de uso, consolidando-se como uma das frotas mais modernas do país.

Além dos veículos, o Governo do Estado autorizou a entrada de novos profissionais temporários para atuar no suporte das forças de segurança:

  • Bombeiros Militares: Incorporação inédita de 630 praças temporários por meio do Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET). Eles passarão por treinamento para reforçar as atividades operacionais;

  • Polícia Militar: Ingressaram no Curso Básico de Formação 975 novos policiais temporários. As aulas se estendem até o fim de outubro de 2026.

O edital da PMSC estabelece regras rígidas para a atuação desses novos integrantes. O contrato inicial é de 12 meses, prorrogável até o limite de 96 meses, e não constitui ingresso na carreira militar efetiva.

Foto: Roberto Zacarias / GovSC

Redação Cultura FM | Julian Vilvert




25/06/2026 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TAMO JUNTO