MENU



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento para o tratamento de pacientes com linfoma difuso de grandes células B, um dos tipos mais agressivos de linfoma não Hodgkin. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União.
O medicamento, chamado Columvi (glofitamabe), foi desenvolvido pelo laboratório Roche e é indicado para adultos cujo câncer voltou após o tratamento ou não respondeu às terapias iniciais. A nova opção também poderá ser utilizada por pacientes que não têm indicação para o transplante autólogo de células-tronco.
Segundo a Anvisa, a aprovação amplia as opções de tratamento para pacientes com esse tipo de câncer hematológico e representa um avanço na oncologia, ao utilizar um anticorpo capaz de direcionar o sistema imunológico para combater as células tumorais.
O linfoma difuso de grandes células B é o subtipo mais comum de linfoma não Hodgkin agressivo e exige tratamento rápido. De acordo com a Roche, cerca de 4 mil pessoas recebem esse diagnóstico todos os anos no Brasil.
O tratamento com o Columvi é feito por via intravenosa, sem necessidade de internação, e tem duração aproximada de oito meses. Em estudo clínico internacional publicado na revista The Lancet, o medicamento reduziu em 41% o risco de morte em comparação ao tratamento convencional. A pesquisa também apontou remissão completa da doença em 50,3% dos pacientes tratados com a nova terapia, além de redução de 63% no risco de progressão do câncer.
Redação Cultura FM
Imagem: Reprodução/ Anvisa