NOTÍCIAS


Microexplosão atmosférica atinge litoral gaúcho e afeta mais de 200 famílias

Pelo menos 200 famílias foram afetadas pelos temporais severos que atingiram a cidade de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na noite desta segunda-feira (27). Segundo a Defesa Civil municipal, este balanço contabiliza apenas os chamados diretos atendidos pelo órgão, sendo que o número de imóveis atingidos pode ser ainda maior.

Nas redes sociais, moradores compartilharam registros do rastro de destruição. Durante a noite, o prefeito Romildo Bolzan Júnior pediu que a população evitasse sair às ruas, já que o sistema de iluminação pública foi gravemente danificado, deixando a cidade às escuras e com risco de choque elétrico devido a fios energizados caídos em vias públicas.

A prefeitura distribuiu lonas para cobrir as residências destelhadas e mobilizou a Secretaria de Assistência Social no Ginásio Municipal Rutílio Kestering, no bairro Porto Lacustre, para acolher as famílias que precisaram deixar suas casas.

Meteorologistas estimam que Osório possa ter sido atingida por uma microexplosão atmosférica, fenômeno também conhecido como downburst, caracterizado por fortes correntes de ar descendentes que provocam rajadas intensas de vento e estragos concentrados. Todo o estado do Rio Grande do Sul permanece em alerta para novas tempestades ao longo desta terça-feira (28).

Foto: redes sociais

Redação Cultura FM | Julian Vilvert




28/07/2026 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TAMO JUNTO