MENU



A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a localização da caixa-preta da aeronave encontrada em uma área de mata fechada no interior de Urubici. O acidente tirou a vida do sertanejo Geraldo Antônio de Carvalho, o Rick, da dupla com Renner, do empresário Bruno Avelar, do videomaker Paulo Soares, além do piloto e do copiloto do voo.
O equipamento resgatado corresponde ao Cockpit Voice Recorder (CVR). Popularmente conhecido como “caixa-preta”, o dispositivo é responsável por armazenar todo o diálogo da tripulação, transmissões via rádio e ruídos ambientes antes do impacto. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a peça será transferida para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília, onde peritos iniciarão os procedimentos de degravação e extração de áudio nos próximos dias.
Os investigadores da Aeronáutica concluíram na tarde de quarta-feira (23) a chamada Ação Inicial no local da queda, etapa em que são registrados danos na vegetação, ângulo de queda, fragmentação dos componentes e registros fotográficos. Com o término dessa fase pericial no solo, os destroços foram formalmente liberados à autoridade policial e caberá ao operador particular da aeronave providenciar o transporte da estrutura.
O helicóptero havia decolado na segunda-feira (21) de Porto Belo com destino a São Joaquim, quando sumiu dos radares em meio a condições de relevo complexo e clima adverso. As buscas mobilizaram aviões e helicópteros em cerca de 13 horas de voo até a confirmação do ponto da tragédia.
Foto: redes sociais
Redação Cultura FM | Julian Vilvert