O último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1990, morreu ontem terça-feira (30), informou a agência Russa Tass.
O ex-líder soviético, que encerrou a Guerra Fria sem derramamento de sangue, mas não conseguiu evitar o colapso da União Soviética, morreu aos 91 anos, segundo a agência, citando autoridades de um hospital.
“Mikhail Sergeyevich Gorbachev morreu nesta noite depois de uma doença grave e prolongada”, diz o comunicado divulgado pelo centro médico, de acordo com a Tass.
De acordo com a publicação, ele será sepultado no cemitério de Novodevichy, em Moscou, onde sua esposa Raisa Titarenko, morta em 1999 devido à uma leucemia, está enterrada.
Gorbachev foi o último secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, cargo que ocupou de 1985 a 1991. Filho de imigrantes russo-ucranianos, ele nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, uma cidade rural no sudoeste da Rússia.
Em 1955, ele se formou em direito na Universidade de Moscou, onde conheceu Raisa, com quem se casou em 1953. Os dois tiveram uma filha, Irina Mikhailovna Virganskaya.