O sr. Walter Paganelli, morreu aos 101 anos de idade na madrugada desta quinta-feira (29) no hospital OASE em Timbó.
O grande herói de Benedito Novo como era carinhosamente chamado, morava em Alto Benedito e era um grande orgulho da cidade.
Ex farmacêutico, WALTER PAGANELLI, foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
No dia 17 de setembro de 2021, o 23º Batalhão de Infantaria, através do seu Comandante e do seu Adjunto de Comando, , realizou a justa homenagem ao Sr WALTER PAGANELLI, integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), pela passagem dos seus 100 anos de vida.
Na ocasião, foi entregue ao FEBIANO a Medalha da Vitória, por sua participação em conflito internacional, na defesa dos interesses do país.
Veterano da 2º Guerra Mundial, Walter Paganelli nasceu em Indaial, na localidade de Warnow, no dia 16/09/1921 e foi criado em Benedito Novo pela sua avó. Com 22 anos foi convocado e serviu como soldado nº 474 na 3º Companhia do 32º Batalhão de Caçadores, em Blumenau, atual 23º BI. Permaneceu na Unidade por 1 ano e 7 meses, sendo designado para servir em Caçapava – SP, no 6º Regimento de Infantaria. Naquela Unidade, foi promovido à graduação de Cabo, sob o nº 341. Anos depois, seguiu para o Rio de Janeiro para compor a Companhia de Serviço do Departamento B.E (Batalhão Escola) da F.E.B., na Vila Militar. Embarcou para Itália em 1944, desembarcando no porto de Nápoles e, em embarcações menores, foi para Livorno e Staffoli, onde permaneceu até o fim da 2º Guerra Mundial, na função de farmacêutico prático na Cruz Vermelha Brasileira. Retornou ao Brasil, em setembro de 1945.